O Recife celebra o autor, encenador, professor, crítico e ensaísta Hermilo Borba Filho, na 20ª edição da Semana Hermilo. Realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a programação segue até o próximo domingo (9), com palestras, espetáculos teatrais e apresentação de caboclinho, convidando a um passeio pelos temas, pela estética e pelas tradições que serviram de referência a um dos maiores e primeiros defensores da literatura e do teatro com raízes fincadas na cultura popular nordestina.
Até domingo, a programação apresentará seis espetáculos, todos produções locais, de grupos renomados e também em formação, para adultos e também para o público infantil, tradicionalmente contemplado pela Semana Hermilo.
Entre as montagens, haverá um espetáculo produzido por alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e dois espetáculos vencedores dos últimos editais O Solo do Outro e O Aprendiz em Cena, estratégias de fomento cultural e cênico mantidos pelo Centro Apolo Hermilo.
Para discutir a literatura de Hermilo e sua relação com o teatro,a dança e outras linguagens, além dos caminhos da formação e da produção cênica decolonial na capital pernambucana, a programação contará ainda com palestras e debates.
No domingo, derradeiro dia de atividades, a Semana encerra como a obra de Hermilo começou: celebrando as cores, músicas e danças da cultura popular, com a apresentação do Caboclinho Sete Flexas do Recife.
A programação, toda gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada apresentação, será toda realizada no Teatro Hermilo Borba Filho, no Recife Antigo.
20ª SEMANA HERMILO
De 4 a 9 de julho
No Teatro Hermilo Borba Filho
PROGRAMAÇÃO
Dia 4 (terça-feira)
19h - Palestra: Intermidialidade na obra de Hermilo Borba Filho
(Eron Villar - Mestre em Estudos Literários pela UFPE)
20h - Espetáculo “Ao Paraíso” (ErreGê Produções)
Dia 5 (quarta-feira)
19h - Palestra: Espaço Cênicas: Mais de uma década de formação
(Antônio Rodrigues, diretor do Espaço Cênicas)
20h - Espetáculo “O Auto da Barca do Inferno” (Cênicas Cia de Repertório)
Dia 6 (quinta-feira)
20h - Espetáculo “Arranca” (Canela Vermelha)
Dia 7 (sexta-feira)
16h/19h - Espetáculo “Quatro Luas” (O Bando Coletivo)
Dia 8 (sábado)
19h - Palestra: Por um teatro de pretos e de pretas: Um olhar decolonial
(Samuel Santos, diretor do grupo O Poste)
20h - Espetáculo “Ombela (O Poste Soluções Luminosas)
Dia 9 (domingo)
19h - Espetáculo “Navalha na Carne” (Grupo Na Pele - UFPE)
20h - Apresentação do Caboclinho Sete Flexas do Recife