Integrante cativo do calendário cultural do Estado, o festival Virtuosi iniciou na última segunda-feira (10) a maratona de concertos gratuitos, no Teatro de Santa Isabel, Mamam, Igreja da Boa Vista e Compaz Dom Hélder Câmara, com programação que inclui, além das apresentações eruditas, masterclasses, oficinas e o Virtuosi Diálogos - voltado a interessados em conhecer sobre o gênero musical.
Para a 24ª edição, o festival, que tem à frente a pianista Ana Lúcia Altino, passa a se chamar Virtuosi Rafael Garcia, em homenagem ao maestro falecido em outubro de 2021, responsável pela direção artística do evento, que segue com programação até o próximo sábado, 15 de abril.
Concertos inéditos no Santa Isabel
Nos dias 13, 14 e 15 de abril, o Virtuosi toma o palco do Teatro de Santa Isabel com concertos inéditos de nomes de peso da música erudita nacional e internacional.
Apresentam-se no espaço o violinista italiano Emmanuele Baldini e o pianista paulista Lucas Thomazinho, entre outras atracões. Também integra a programação a pernambucana Ana Lúcia Altino, que retorna aos palcos após 12 anos, com apresentação ao piano.
Também no Santa Isabel acontece o Grande Concerto Virtuosi, em celebração com orquestras, cantores, solistas e dançarinos. Já no Mamam serão realizadas as masterclasses, oficina de música para crianças e adolescentes com deficiência e o Virtuosi Diálogos.
No Compaz Dom Hélder Câmara e na Matriz da Boa Vista haverá, respectivamente, apresentação da Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Nilson Galvão, e o concerto "Ensemble Vocal Cantamus e Collegium Musicum de Recife, sob a regência de Gilson Celerino.
Interessados em participar das masterclasses, do Virtuosi Diálogos e da oficina de música para pessoas com deficiência, devem realizar inscrições no site do festival Virtuosi Rafael Garcia (
www.virtuosi.com.br).
Serviço
XXIV Festival Virtuosi Rafael Garcia
Quando: até 15 de abril
Onde: Teatro de Santa Isabel, Matriz da Boa Vista, Compaz Dom Hélder Câmara e Mamam
Acesso gratuito