A identidade do Galo Cidadão Ecológico foi revelada aos foliões, com 32 metros de altura, a alegoria é 100% reciclável e celebra o patrimônio cultural de Pernambuco.
Confeccionada pelo multiartista Leopoldo Nóbrega e pela designer e produtora executiva Germana Xavier, o Galo Gigante reinará absoluto na Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife, no Sábado de Zé Pereira (1º de março).
Desta vez, faz referências ao meio ambiente, inclusão social e patrimônio cultural.
Carnaval 2025
Seguindo a temática do Carnaval do Recife 2025, “Carnaval do Recife. É gente.”, e amparada pela criatividade e inclusão, a alegoria dominará a Ponte Duarte Coelho vestida e investida de premissas de responsabilidade social e sustentabilidade.
A principal novidade, com relação à confecção da apoteose, é que a alegoria, este ano, chegará a Ponte Duarte Coelho ainda maior, com 32 metros de altura, cinco a mais do que nos anos anteriores, e 100% reciclável.
"Temos nos esforçado bastante para entergar uma apoteose cada vez melhor. O público, a cada ano, cresce mais, participa mais e dança mais; com muita alegria e muita paz. É isso que a gente deseja para todos os foliões", declarou Rômulo Meneses, presidente do Galo da Madrugada.
Outra novidade é que, esse ano, a apoteose o Galo Gigante ficará de pé até o domingo após o Carnaval, dia 9 de março, por conta do feriado estadual da Data Magna de Pernambuco.
"Temos um feriado na quinta-feira (6), que vai causar muita movimentação na cidade, os turistas devem ficar mais tempo... Por isso, as pessoas poderão ir, após o Carnaval, até lá. Olhar o galo, tirar uma foto. Então, pensando nisso, das pessoas poderem se programar para ir, no fim de semana seguinte, ver o galo, tomamos essa decisão", afirmou a secretária de Cultura do Recife, Milu Megale.
Galo Cidadão Ecológico
Entre as inspirações para a criação do visual para o Carnaval 2025, estão as próprias tradições carnavalescas, além da inclusão social, meio ambiente, economia circular, ecologia, cidadania, sustentabilidade e o conceito de Recife Cidade Parque, além do rico patrimônio cultural de Pernambuco e do Carnaval.
O visual da alegoria para o Carnaval 2025 reverencia manifestações culturais e agremiações carnavalescas mais do que presentes no ciclo momesco do Recife: o frevo, os maracatus de Baque Solto e os brinquedos de La Ursa.
A obra leva a assinatura conjunta do multiartista Leopoldo Nóbrega e da designer e produtora executiva Germana Xavier, gestores do Espaço Multicultural Arte Plenna. Leopoldo destaca, ainda, que buscou lembrar o legado, tão valioso, dos povos ciganos em Pernambuco.
"O Galo Cidadão Ecológico é um galo que convida cada um de nós a exercitar o nosso máximo dentro da coletividade, dessa capacidade de integração, e também com a natureza. É um galo que traz o frevo, o maracatu, traz a la ursa, arquitetura, tradição, inovação e arte urbana", explica o artista.
Amizade de outros carnavais
Uma amizade, que nasceu aos pés do galo, no ano passado, inspirou o artista plástico Leopoldo Nóbrega a pensar o visual do Carnaval 2025 trazendo mensagens de respeito e consciência à inclusão da população neurodivergente, mais especificamente portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Félix Henrique de Lima Nascimento, de 11 anos, portador de TEA, é apaixonado pelo galo desde que se entende por gente. No Carnaval 2024, o fã da majestade do Carnaval entregou um de seus desenhos para Leopoldo e, desde então, nasceu uma grande amizade e a inspiração para a identidade do Carnaval 2025.
"Nos conhecemos aos pés do Galo. Eu recebi um presente de Félix, que era o Galo da Madrugada, de um folião apaixonado. Desde enrão, já coleciono as obras de Félix e são galos belíssimos! E a promessa de que iremos trabalhar juntos já começou agora, no Carnaval 2025", contou Leopoldo.
"Quando eu era pequeno, tinha medo, porque ele era muito alto. Mas, depois, me apaixonei e perdi o medo. Eu adoro esse Galo e esse ano ele vem com o crachá de autismo e, no jardim, uma flor representando", disse Félix.
O jardim, que ficará aos pés do galo, será feito em um trabalho conjunto com o Centro Terra da Prefeitura do Recife e dedicará uma rosa azul, simbolizando o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Félix, amigo de Leopoldo e fã número 1 do Galo Gigante, ajudará na confecção e pintura da rosa.
Ecologia no Carnaval 2025
O Galo Cidadão Ecológico vem saudando o meio ambiente, através dos Jardins Históricos do Recife de Burle Marx, homenageando os catadores de lixo como protagonistas da educação ambiental.
A seus pés, o Galo contará com um jardim cenográfico upcycle com cerca de 100 flores confeccionadas com materiais descartados.
O jardim gigante é inspirado na obra do paisagista Burle Marx e sua relevante contribuição para os jardins urbanos como espaço de arte e tão presentes no Recife, Cidade Parque e cujos espaços abertos e de convivência urbana ao longo do Capibaribe dialogam com o Gigante, que reina sobre as águas do maior dos rios que cruzam a cidade.
O processo de confecção da alegoria do Carnaval 2025 será ainda ferramenta de educação ambiental, posto que todos os cidadãos podem colaborar para a doação de garrafas PET de dois litros, que irão compor a vestimenta de 2025 (vide serviço para os locais onde podem ser realizadas doações até o dia 22, quando as partes do galo seguirão para a ponte, para montagem.
Compensação de carbono
Ainda entre as novidades, a convite da agremiação Galo da Madrugada, todas as etapas de construção da escultura estão sendo rastreadas para que possa ser realizada a compensação do crédito de carbono na edição do próximo ano.
Será a primeira vez que a maior obra de arte do Carnaval do Recife terá esta iniciativa – reduzindo os impactos produtivos como marco no ano da COP 30 no Brasil.
As cores do Carnaval 2025
A paleta de cores do Galo Cidadão Ecológico traz um mix de tons quentes que revisitam o frevo e importantes manifestações de brinquedos carnavalescos. Assim, o branco, verde, amarelo, o azul e o vermelho, presentes em sombrinhas de frevo, nos brinquedos da La Ursa, bem como nas golas de Maracatu Rural vestem a alegoria.
As asas, revestidas de azul, fazem menção à cor alusiva à população autista, que também será rememorada no colar de quebra-cabeças, identificação mundial para pessoas com autismo e que se torna símbolo de um Carnaval cada vez mais inclusivo. Ressalte-se que as cores utilizadas estão presentes na sombrinha do frevo e também sintonizadas com a bandeira de Pernambuco.
Os pés do Galo Cidadão Ecológico ganham sandálias no estilo Muxarabi (com amarrações nas patas) feitas de pneus reciclados. Inclusive, as sandálias serão replicadas em tamanho humano pelo grupo 3Rs, para revenda aos foliões, cuja renda será destinada às entidades que trabalham no combate à fome.
O estilo alegórico do design que veste a alegoria é inspirado no pontilhismo armorial dos bordados que adornam os maracatus de Baque Solto, típicos da Zona da Mata Norte de Pernambuco.
Matemática no Carnaval 2025
O figurino buscou um design paramétrico, termo utilizado para codificação matemática das formas geométricas através de programas de computador, em um mapeamento 3D, que ajudará no posicionamento exato de milhares de garrafas que revestirão a escultura de 32 metros de altura e 8 toneladas.