Candeeiros acesos e sanfoneiros acordados, o Recife segue animado e cheio de programação na terceira semana do balancê em devoção às mais autênticas tradições culturais nordestinas e juninas. No último fim de semana da festa preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, as celebrações a São Pedro, padroeiro da despedida junina, contarão com mais de 157 atrações, espalhadas em oito polos por em toda a cidade.
Além dos tradicionais arraiais no Sítio Trindade e Bairro do Recife, onde a festa começou faz tempo, vai ter programação também nos bairros de Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela, além do Pátio de São Pedro, onde a comemoração será triplicada e dedicada também a Xangô e à Frei Caneca FM, rádio pública que agora completa oito anos no ar.
Para conferir todas as atrações e não perder nenhuma oportunidade de arrastar pé, basta acessar o site: https://recifejunino.recife.
Rio Branco
É na rua mais colorida, enfeitada, acesa e animada do Recife Junino que a festa da terceira semana começa. A partir de quinta (27), o ciclo junino toma conta do bairro que inaugurou também a história da capital pernambucana. Até domingo, resfolegarão sanfonas e espalharão refrões e acordes por lá 34 atrações, como Elys Viana, Forró Sensação, a Pandeirada de Miguel Marinho, o Coco Raízes de Arcoverde, Juba, com seu São Jubão, Doutores da Alegria e Laís Senna.
Sítio Trindade
Com shows no palco principal e na Sala de Reboco, o passeio na roça recomeça nesta sexta-feira (28), no parque mais junino da capital, que está todo enfeitado com bandeirinhas, pórticos, balões e cidade cenográfica. E também estampado com personagens criados pelo artista Manoel Quitério, misturando o imaginário da tradicional cultura popular junina com as mais contemporâneas referências do grafitti.
Entre as 44 atrações que convidarão o Recife a se despedir da temporada do rala-bucho, suando a camisa quadriculada vermelha e preta lá pelo Sítio, estão: Terezinha do Acordeon, Mariana Aydar e Mestrinho, Josildo Sá, Coco dos Pretos, Cristina Amaral, Nando Cordel, Ciranda Imperial, Fim de Feira e Alceu Valença, entre outros.
No sábado (29) e no domingo (30), a festa para a criançada também está garantida, com nove atrações e muita alegria, bem cedinho: a partir das 14h30 e das 15h, respectivamente, no Pavilhão das Quadrilhas.
Pátio de São Pedro
O Pátio de São Pedro celebrará seu padroeiro e último santo do altar junino com três dias de festa e três ensejos: de 28 a 30 de junho, a programação será dedicada ainda a Xangô e ao aniversário de oito anos da Frei Caneca FM. Serão 14 atrações, como Assisão, homenageado da festa, Lia de Itamaracá, Banda de Pau e Corda, Boi Faceiro, Cláudio Rabeca, Erika Natuza, Forró na Caixa e Mestre Ambrósio, reunindo, em cima e embaixo do palco, muitas gerações de talentos e alegrias recifenses.
Descentralizados
Nestas sexta e sábado (28 e 29), o Recife Junino tira mais cinco bairros para dançar. A festa, preparada pela Prefeitura do Recife, chega ao Bongi, Brasília Teimosa, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela, levando mais de 65 atrações, como Capim com Mel, Coco do Rosário, Conde Só Brega, Larissa Lisboa, Maciel Melo, Siba e a Fuloresta, Geraldinho Lins e Cascabulho.