Um aviso aos sanfoneiros, forrozeiros, quadrilheiros e trabalhadores da cultura: não é hora de cochilar. Estão quase acabando as inscrições para os três editais referentes ao São João 2023, abertos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Para artistas e atrações que pretendem comandar o balancê, o prazo para habilitação artística referente ao ciclo junino encerra no próximo dia 4 de maio. Para se candidatar à subvenção e/ou participar dos concursos de quadrilhas adultas e infanto-juvenis, é preciso acelerar ainda mais o passo: as inscrições para esses dois editais encerram na próxima sexta-feira (28). Alavantú!
Nos três casos, as inscrições são virtuais e devem ser feitas pelo site www.culturarecife.com.br. Para esclarecimentos e orientações sobre os editais, estão disponíveis os telefones 3224-3674 e 3224-3660. Os candidatos também podem recorrer presencialmente ao Núcleo de Cultura Cidadã, na casa nº 39, no Pátio de São Pedro, em dias úteis, das 10h às 16h, para tirar dúvidas.
A partir deste São João, os valores das subvenções e premiações dos concursos juninos serão reajustados, pelo Plano Recife MCP - Matriz da Cultura Popular, em 40% este ano e mais 10% em 2024. Os cachês artísticos, também em função do Plano, terão aumentos de 20% a 40%, no mesmo período.
Subvenção
Com a finalidade de promover e fortalecer a colorida tradição das quadrilhas juninas na cidade, a subvenção é um apoio financeiro, repassado em duas parcelas, às quadrilhas juninas, representadas ou não por associações, federações e entidades sem fins lucrativos, em funcionamento, com sede instalada no Recife e diretoria eleita. As inscrições encerram no próximo dia 28.
Concursos de Quadrilhas
Da 37ª edição do Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, poderão participar até 48 quadrilhas de todo o estado, cada uma composta por, no mínimo, 20 pares. Os grupos terão 25 minutos para se apresentar, incluindo a encenação do casamento.
Para o 19º Concurso de Quadrilhas Juninas Infanto-juvenis, poderão se habilitar até 10 quadrilhas, por ordem de inscrição. Cada uma deve ter, no mínimo, 16 pares. A idade máxima permitida aos componentes será de 15 anos, havendo uma concessão de no máximo 20% dos participantes com até 16 anos. O marcador pode ter qualquer idade. O prazo para inscrições nos dois concursos também acaba nesta sexta-feira (28).
Habilitação artística
Destinado a artistas e grupos interessados em compor a grade do São João do Recife 2023, o chamamento fica aberto até 4 de maio. A habilitação terá duas etapas: artística e documental. Entre os critérios de avaliação artística, serão levados em conta o histórico do artista/ grupo/ agremiação, sua representatividade e reconhecimento popular, além da qualidade artística e criatividade. Os aprovados nessa fase serão convocados a entregar documentação completa para a devida habilitação. Os nomes dos habilitados serão publicados, no Diário Oficial, até 13 de maio. A grade da programação que convidará o Recife a celebrar o São João, nos palcos e polos montados pelo poder público municipal, será montada a partir desses nomes.