O Chapéu de Palha vai marcar, mais uma vez, presença na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece 03 a 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. O programa, coordenado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional do Estado de Pernambuco (Seplag-PE), contará com um estande institucional na área externa do evento.
Durante os doze dias de feira, beneficiários do Chapéu de Palha irão expor os trabalhos que produziram a partir dos cursos de artesanato oferecidos pelo programa. São bolsas, produtos em feltro e brincos e colares feitos com escamas de peixe.
Além de promover o trabalho realizado pelo programa e estimular o desenvolvimento de novas atividades por parte dos beneficiários, a participação do Chapéu de Palha na Fenearte também abordará a educação ambiental. Em parceria com Suape, Compesa e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), o estande distribuirá mudas de espécies da Mata Atlântica entre os visitantes.
Programa - Criado em 1988, o Chapéu de Palha é um programa de políticas públicas de apoio aos trabalhadores da cana-de-açúcar e fruticultura irrigada no enfrentamento do problema do desemprego em massa durante o período de entressafra; e da pesca artesanal durante o período de inverno.
Desde a sua criação, o programa já beneficiou mais de 700 mil famílias. Só este ano são mais de 20 mil famílias atendidas, com um investimento na ordem de R$ 33 milhões de reais no pagamento de bolsas.