(81)996873598

NO AR

PERNAMBUCANA MISTURA

radiopernambucana.com.br

Museus

Exposição O Barro e o Sagrado entra em cartaz no Maspe, em conjunto com o Mubac

Museu de Arte Sacra de Pernambuco e Museu do Barro de Caruaru unem Litoral e Agreste no Ciclo das Paixões

Publicada em 14/05/24 às 12:57h - 25 visualizações

por cultura.pe.gov.br


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Mubac/DivulgaçãoAcervo da exposição O Barro e o Sagrado)

O Ciclo das Paixões de Pernambuco, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), ganha um reforço em sua programação esta semana. Além do 15º Pernambuco de Todas as Paixões, que conta com apresentações de dez espetáculos em 12 municípios do Estado, entrou em cartaz, no dia 22/03, no Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), a exposição O Barro e o Sagrado. A mostra, realizada em ação conjunta com o Museu do Barro de Caruaru, fica em cartaz até o dia 22 de junho.

A exposição no Museu de Arte Sacra de Pernambuco é composta pelo acervo de 30 artesãos e artesãs do Espaço Cultural Flor do Barro Alto do Moura, de Caruaru (Agreste), tendo como tema a arte sacra.

Dentro da programação também será ministrada no Maspe uma oficina de confecção de peças de barro para alunos e alunas do ensino público de Olinda.

“Em Caruaru temos uma Semana Santa muito efervescente. Como o Museu do Barro está em reforma estamos fazendo as ações em parceria com os demais equipamentos do Estado”, explica Amélia Campello, gestora do Mubac. “São peças belíssimas e todas estão à venda.”

As pessoas interessadas em adquirir as peças do acervo da mostra devem entrar em contato com o Museu de Arte Sacra de Pernambuco. Do valor arrecadado com as vendas, 30% será destinado para a loja do Maspe.

MUSEU DE ARTE SACRA (MASPE) - Inaugurado no dia 11 de abril de 1977, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) está instalado em uma das primeiras edificações da Vila de Olinda, a antiga Casa da Câmara, fundada por Duarte Coelho em 1537. Em 1676, quando Olinda foi elevada ao status de cidade, o edifício serviu como Palácio Episcopal para seu primeiro bispo, Dom Estevão Brioso de Figueiredo.

O antigo Palácio dos Bispos de Olinda, pertencente à Arquidiocese de Olinda e Recife, sofreu várias adaptações ao longo dos séculos 18 e 19 servindo como residência coletiva de religiosos, colégio e quartel do Exército durante a Segunda Guerra Mundial. Em sua fachada é possível ver o antigo brasão episcopal e uma placa da Unesco, de 14 de dezembro de 1982, que declara Olinda Monumento Cultural da Humanidade.

Privilegiado por sua localização e amplitude, o antigo Palácio dos Bispos foi transformado pela Fundarpe em espaço para exposição e estudo da arte sacra ou de inspiração religiosa. O acervo fixo do Maspe, que começou a ser construído a partir de mais uma centena de peças cedidas pela Arquidiocese de Olinda e Recife, reúne objetos de culto como santos populares e de procissão, relicários, custódias e pinturas religiosas. Um dos destaques desse acervo é a coleção de imagens antigas eruditas, policromadas e douradas datadas do século 16.

MUSEU DO BARRO DE CARUARU (MUBAC) - Um dos museus mais visitados de Pernambuco, o Museu do Barro de Caruaru está instalado em um prédio moderno, localizado ao lado do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, onde todos os anos concentram-se as comemorações do São João do município. O Museu do Barro destaca em suas coleções os principais polos de cerâmica popular da região enfatizando sua preservação e promoção. O museu está situado no Espaço Zé Caboclo, assim batizado em homenagem a um dos mais conhecidos artesãos do Alto do Moura, povoado famoso por sua forte cultura de raiz e localizado a seis quilômetros do Centro de Caruaru. Também no Alto do Moura viveu outro artista: o exímio modelador do barro Mestre Vitalino. O Museu do Barro possui 67 peças de autoria deste mestre.

O acervo do museu é composto por cerca de 2.300 peças, entre cerâmica utilitária, decorativa, figurativa e ex-votos. O espaço expositivo do museu está composto pelas seguintes salas: Ceramistas do Alto do Moura, Mestre Vitalino e sua família, Coleção Abelardo Rodrigues e Pinacoteca Luiza Maciel, que expõe telas de artistas de Caruaru retratando a cidade e suas tradições. Além disso, o museu conta com uma sala para exposições de curta duração e ações educativas.

Abrem a exposição de cerâmica do museu peças de Zé Caboclo, Ernestina, Zé Rodrigues e Manuel Eudócio, os mais antigos artesãos caruaruenses. O circuito de exposição do Museu do Barro tem um formato didático que mostra o processo criativo da arte em cerâmica por meio de textos e painéis fotográficos complementados por instrumentos de trabalho dos ceramistas. O Mubac faz parte da rede de equipamentos culturais da Fundarpe.


SERVIÇO

Museu de Arte Sacra de Pernambuco

Endereço: Rua Bispo Coutinho, 726, Alto da Sé, Olinda

Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados e domingos, das 14h às 17h

Telefone: (81) 3184-3154 | (81) 3184-3155

Entrada: R$ 5




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual a cidade mais antiga do estado de Pernambuco?

 Igarassu
 Jaboatão
 Olinda
 Recife







.

Obrigado!

(81) 9 96873598

Visitas: 91210
Usuários Online: 455
Copyright (c) 2025 - Rádio Pernambucana.com.br - O melhor de Pernambuco está aqui!
Converse conosco pelo Whatsapp!