(81)996873598

NO AR

PERNAMBUCANA MISTURA

radiopernambucana.com.br

Museus

Cerâmicas dos oleiros são tema de exposição fotográfica na Semana Nacional dos Museus

Mostra Os Vasos e o Oleiro - Ceramistas de Tracunhaém - Memória Visual da Arte Popular tem abertura nesta sexta-feira (3), no Museu Regional de Olinda (Mureo)

Publicada em 14/05/24 às 12:36h - 31 visualizações

por cultura.pe.gov.br


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Morgana Narjara/Secult-PE/Fundarpe)
A exposição fotográfica Os Vasos e o Oleiro – Ceramistas de Tracunhaém – Memória Visual da Arte Popular, reproduz em 50 imagens a beleza plástica e pictórica da cerâmica utilitária produzida pelos oleiros da cidade de Tracunhaém, localizada na região da Zona da Mata Norte de Pernambuco.

As fotografias, feitas pelo jornalista Júlio César de Araújo, estão à mostra no Museu Regional de Olinda (Mureo), de 3 de maio a 2 de junho, integrando a Semana Nacional dos Museus, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em estilo colonial, a casa construída de 1745 e 1749, que hoje funciona como museu, foi a residência episcopal e possui um rico acervo mobiliário, louças e pinturas, dentre outros objetos de arte.

Ao entrar no museu, na Sala Laura Nigro, onde estão expostas as imagens, o público poder ouvir em podcast as entrevistas feitas por Júlio César com os oleiros e perceber cada detalhe de suas obras.

A mostra recebeu o incentivo da Lei Paulo Gustavo (LPG) no edital Ações Criativas do Governo de Pernambuco. Júlio Cesar, que também é o curador da exposição, ressalta a importância do benefício para a realização do projeto: ¨O trabalho dos oleiros tem uma representatividade marcante na vida social do Brasil, sobretudo na historicidade mundial. Aqui em Pernambuco as olarias são verdadeiros santuários dessa arte milenar resistente e significativa para a cultura humana. O apoio da Lei Paulo Gustavo para a sustentabilidade de ações de valoração e valorização das artes é fundamental para todas as classes artísticas”.

A exposição traz a rusticidade das olarias e dos oleiros em atividade e suas cerâmicas em forma de jarras, quartinhas, panelas e filtros, dentre outras. As fotografias propõem um reencontro afetivo com os objetos de barro, o reconhecimento de seu valor social e econômico e o conhecimento dessa cultura para as novas gerações.

A mostra Os Vasos e o Oleiro reflete a cerâmica utilitária como uma arte muito presente nas práticas das religiões de matrizes africanas e indígenas e sua utilidade doméstica, fundamental na gastronomia tradicional regional, além de muito utilizada na arquitetura em projetos de ambientação. Tracunhaém, a Capital Estadual do Artesanato de Barro, é um dos mais importantes centros de produção de cerâmica, conhecida nacional e internacionalmente pela diversidade estética dos artistas.

Serviço:
Exposição fotográfica: Os Vasos e o Oleiro – Ceramistas de Tracunhaém – Memória Visual da Arte Popular
Local: Museu Regional de Olinda (Mureo)
Endereço: Rua do Amparo, 128, bairro do Amparo, Olinda (PE)
Quando: de 3 de maio a 2 de junho de 2024
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 14h às 17h
Acesso: gratuito
Telefone: (81) 3184-3159
Autor da obra e curador: Júlio Cesar de Araújo




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual a cidade mais antiga do estado de Pernambuco?

 Igarassu
 Jaboatão
 Olinda
 Recife







.

Obrigado!

(81) 9 96873598

Visitas: 90788
Usuários Online: 33
Copyright (c) 2025 - Rádio Pernambucana.com.br - O melhor de Pernambuco está aqui!
Converse conosco pelo Whatsapp!