Os meninos e meninas que fazem parte da Orquestra Criança Cidadã estão preparando as malas para uma apresentação especial. Os músicos foram convidados, essa semana, pelo escritório municipal de relações exteriores da cidade chinesa de Chengdu para se apresentarem no Festival Internacional de Música Juvenil das Cidades Irmãs de Chengdu, que após uma pausa por contra da pandemia, retornará aos palcos entre 2 e 9 de agosto.
Chengdu é cidade natal do Panda Gigante, um dos símbolos do país. O festival faz parte da 31ª edição de verão dos FISU World University Games, que não é apenas uma competição esportiva entre estudantes universitários do mundo, mas também uma festa cultural que aumenta a amizade e o intercâmbio internacional.
“O Chengdu International Sister Cities Youth Music Festival 2023, estará de mãos dadas com os Chengdu FISU Games para acolher atletas universitários de todo o mundo e jovens artistas musicais de cidades irmãs para tocar a nova melodia de abertura e desenvolvimento”, explica a organização do evento.
A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social gerido pela Associação Orquestra Criança Cidadã. Idealizado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino, o projeto, em funcionamento desde 2006. Atualmente, a Orquestra Criança Cidadã atende gratuitamente a 400 jovens (250 no Coque, 120 no Ipojuca e 30 em Igarassu), entre 06 e 21 anos. Os alunos matriculados recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros, ou percussão, além de teoria e percepção musical, solfejo, flauta doce e canto coral.