Nesta quinta-feira (19 ), a partir das 17h30, o Recife comemora o Ano Novo Chinês com um show de luzes e projeções com símbolos da cultura do país asiático, no Marco Zero, no bairro do Recife, e no Prédio da Associação Comercial de Pernambuco (ACP). Pelo segundo ano consecutivo, a capital pernambucana prestigia a passagem anual com um grande show de luzes. Antes, haverá apresentações da Dança de Leão, Coral do Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco (UPE) e do Maracatu Encanto do Pina. O espetáculo ocorrerá em dois horários, um iniciando às 19h20, e outro das 19h45 às 20h, com duração de 15 minutos cada.
A projeção cênica é composta de equipamentos de alta resolução que projetam as imagens estilo mapping nos prédios da ACP, Caixa Cultural e Avenida Marques de Olinda. O ano de 2023 será marcado como o ano do Coelho, símbolo de sorte em diversas culturas.
Esse é o segundo ano consecutivo que o evento acontece na cidade, uma parceria da Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete do Centro do Recife e das secretarias de Turismo e Lazer e de Cultura, com o Consulado Geral da República Popular da China, tendo como uma das finalidades o estreitamento do relacionamento entre os dois países. O evento será prestigiado pelo Cônsul Geral da China em Recife, Yan Yuqing, os vice-cônsules da China em Recife, He Yongwei, Han Zhiqiang.
ANO NOVO CHINÊS - É uma referência à data de comemoração do ano-novo adotada por diversos países da Ásia. O calendário chinês é lunissolar, leva em consideração tanto as fases da lua, diferente do calendário Gregoriano do ocidente. Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e, em agradecimento, Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa.
Serviço:
Abertura do Ano Novo Chinês
Data: Quinta-feira (19)
Hora: A partir das 17h30
Local: Marco Zero - Bairro do Recife