Ao longo de janeiro, A 1º exposição internaional de artes com café 'O Café que Nos Une: de Pernambuco para o mundo', pioneira no Brasil, segue em cartaz no Museu da Cidade do Recife – Praça das Cinco Pontas, no bairro de São José, até o dia 2 de fevereiro, reunindo 50 pinturas de diferentes tamanhos e formatos e feitas com distintos tipos de cafés.
Assinados por 28 artisas de 17 países, os trabalhos fazem um passeio pela identidade onde estão inseridos e seu processo criativo explora aquarela, água e café sobre papel e outros métodos, revelando nuances e tonalidades proporcionadas pelos grãos.
Para além das pinturas, a exposição reúne no centro da sala, vitrines com porcelanas históricas, artefatos e móveis que contextualizam a evolução cultural do café em Pernambuco, no Brasil e no mundo.
Entre os objetos, uma coleção de porcelanas do acervo do pernambucano Renato Dantas, a exemplo das louças de bordo do dirigível Graf Zeppelin, que chegou ao Recife em 1930. Há, ainda, peças associadas a figuras históricas como o Conde do Pinhal, renomado produtor de café no Brasil, e o Visconde de Campo Alegre, nobre pernambucano.
A entrada é gratuita e a exposição fica disponível de terça a domingo, das 9h às 17h.