O belo, o feio e o instinto em meio a fotos e pinturas assinadas pelo artista plástico Paulo Cabral compõem "Breu" - primeira mostra individual do pernambucano, natural de Parnamirim, Sertão de Pernambuco.
Com acesso gratuito, a exposição será aberta nesta quinta-feira (5), na Casa Capitão, em Santo Amaro, área central do Recife.
Por lá, dez obras - que ficam expostas até 5 de novemrbo - entre fotos e pinturas - perfazem a mostra, que contará, para a noite de estreia, com menu do espaço, com jantar e petiscos assinados pelo chef Rafa Chamié.
Sob inspiração de um ambiente predominantemente rural, o seu habitat no Sertão, Paulo Cabral leva para a Casa Capitão o que ele considera um ponto de partida: uma fotografia de 2 metros de comprimento, que retrata um cavalo morto.
"Quando vi o cavalo morto no meio da roça, já em decomposição, tive vontade de dar vida àquilo. E pintei o bicho de vermelho bem vivo, cor de sangue, e depois fotografei de cima. Essa fotografia é o ponto de partida da exposição”, conta ele, complementando:
“A beleza está representada pela mulher, e pela moda, que é constante no meu imaginário; a feiúra, pelo homem, o macho, o homem selvagem; e o cavalo é o instinto. Porque o cavalo é um animal poderoso, e belo e são animais extremamente temperamentais, guiados pela sobrevivência”.
Paulo Cabral é artista plástico, diretor de arte e fotógrafo. Graduado em Design Gráfico pela UFPE, trabalhou por mais de uma década em revistas de moda da Editora Abril e foi lá que nasceu seu gosto por moda e fotografia.
Serviço
Exposição “Breu”, de Paulo Cabral
Quando: de 5 de outubro a 5 de novembro
Onde: Casa Capitão - Rua do Lima, 124, Santo Amaro
Acesso gratuito