O Bairro do Recife recebe a exposição “Israel - Ontem, Hoje e Amanhã - as marcas e contribuições deixadas em Pernambuco e no Recife”, no Museu Cais do Sertão. A mostra fica em cartaz de 14 a 30 de junho.
Idealizada pelo escritor e artista Charrier Bernardes, que vive no Reino Unido, a exposição reúne mais de 30 peças entre pinturas, esculturas, painéis luminosos, objetos e vídeos.
Entre as obras expostas, estão painéis cedidos pelo maior museu do Holocausto em Jerusalém, o Yad Vashem. Também em exposição, esculturas em pedra dos Dez Mandamentos, em tamanho 50 X 80 cm.
É possível ver ainda uma Estrela de Davi, hexagrama símbolo de proteção; e um Menorá, candelabro de sete pontas, dispostos num cenário que remonta o romance “O Segredo do Oratório”, da escritora Luize Valente, descendente de cristãos-novos, que reconta as influências judaicas no Sertão nordestino.
Segundo Charrier, a ideia da exposição nasceu a partir do Memorial Judaico instalado na Praça Tiradentes, também no Bairro do Recife, como forma de reunir a influência do povo judeu na cultura, na urbanização e na história de Pernambuco.
A mostra também faz uma releitura de fotos históricas do Holocausto, que já foram expostas em conferências na Polônia e foram trazidas especialmente para a exposição no Recife.
Serviço
Exposição “Israel - Ontem, Hoje e Amanhã - as marcas e contribuições deixadas em Pernambuco e no Recife"
Centro Cultural Cais do Sertão (Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife, Recife);
14 de maio a 30 junho de 2023;
Terças às sextas, das 10h às 16h;
Sábados e domingos, das 11h às 16h30;
Entrada gratuita.