O período de realização dos Jogos Paralímpicos Recife Open 2023 chegou. A partir desta quinta-feira (01) até o domingo (04), 346 atletas de sete estados brasileiros competirão em sete modalidades. O evento, gratuito e aberto ao público, é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes. Abrigarão os embates o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Parque e Centro Esportivo Santos Dumont. A programação detalhada pode ser encontrada neste link: https://bit.ly/ParaRecife2023 .
O número de participantes vem crescendo ano a ano. Em 2021, foram 212. Em 2022, a lista geral subiu para 300. Em 2023, saltou para 346. Para esta edição, as modalidades são: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica, goalball, natação, parabadminton e voleibol sentado. O termo Open é pelo fato de os jogos serem abertos para todo o Brasil. Este ano, estarão presentes Alagoas, Aracaju, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
A arbitragem é toda oficial, permitindo a homologação das marcas dos atletas nas modalidades atletismo e natação. Assim, os resultados são válidos como oficiais perante o Comitê Paralímpico Brasileiro. Os competidores podem, desta forma, ter índices para disputar diversas competições nacionais e internacionais – e possibilidade de pleito por Bolsa Atleta até do Governo Federal. A iniciativa é fruto da parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Classificação Funcional – Os Jogos Paralímpicos Recife Open contam, desde 2022, com a presença de classificadores funcionais. A iniciativa, fruto da parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), disponibiliza uma avaliação clínica e técnica completa ao atletismo e natação.
SERVIÇO
Jogos Paralímpicos Recife Open 2023
Período dos jogos: 01 a 04 de junho
Locais: Geraldão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Parque e Centro Esportivo Santos Dumont.
Programação da competição: https://bit.ly/ParaRecife2023