Chegando à marca de três décadas em atividade, a Cia. de Dança Artefolia celebra sua trajetória, apresentando, nesta terça (3), o resultado do projeto de memória “Corpos inscritos no Tempo: Cia. Artefolia 30 anos”, que tem incentivo do Funcultura.
A apresentação será às 19h, no Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro - Muafro, no Bairro do Recife, com entrada gratuita.
Os artistas-pesquisadores da Companhia e equipe do projeto irão compartilhar com o público a trajetória do extenso e minucioso trabalho realizado sobre as memórias do grupo na organização do próprio acervo.
Projeto
A primeira etapa de estruturação do acervo contou com uma formação, de 40h/aula, sobre história, memória e práticas de acervo, com os pesquisadores Marcelo Sena e Luiz Vinícius.
A formação possibilitou que todos os envolvidos aprendessem a preservar, também, seus próprios acervos pessoais, com a aplicação de métodos adequados de organização e preservação de materiais e documentos.
Foram mais de 300 documentos físicos manuseados e digitalizados, além de 5 HDs de documentos virtuais, categorizados entre “Criações”, “Projetos”, “Pesquisas” e “Outras Ações” nas quais a Cia. Artefolia participou.
Em seguida, foi realizada a curadoria do material organizado para ser disponibilizado no site da Cia Artefolia, incluindo materiais com recursos acessíveis: audiodescrição do layout do site, conteúdos com audiodescrição, PDFs acessíveis, alguns vídeos com tradução em libras e audiodescrição, imagens com legendas descritivas.
Todos os textos disponibilizados tem tradução em inglês e espanhol.
Compõem a Cia. Artefolia: Marília Rameh, Anne Costa, Jefferson Figueiredo, Marcela Rabelo, Henrique Braz, Daniel SemSobrenome e Gabriela Carvalho.
SERVIÇO
Lançamento do acervo “Corpos Inscritos no Tempo: Cia. Artefolia 30 anos"
Quando: Terça (3), às 19h
Onde: Sala Naná Vasconcelos, no Muafro - Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro - Ruia Mariz e Barros, 238, Bairro do Recife - Recife-PE
Entrada gratuita
Instagram: @ciaartefolia