De portas sempre abertas para promover o encontro dos públicos do Recife com suas festas, tradições, linguagens e burburinhos culturais, o Cineteatro do Parque recebeu, na noite da última segunda (14), uma numerosa plateia para as sessões de pré-estreia do filme Retratos Fantasmas, do cineasta Kleber Mendonça Filho. Tão numerosa, que o Parque, reduto cultural onde cinema e rua seguem conceitos adjacentes, anuncia mais nove exibições do filme, até o mês de novembro.
Fruto de uma articulação entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, com o próprio cineasta e a Vitrine Filmes, as exibições acontecerão nos próximos dias 24, 28 e 29 de agosto, 25 e 26 de setembro, 30 e 31 de outubro e 27 e 28 de novembro, sempre a preços populares: R$ 10 e R$ 5. E confirmam a vocação do Cineteatro do Parque para celebrar, revelar e também democratizar a produção audiovisual que ecoa de Pernambuco para o mundo inteiro. E vice-versa.
“A maneira como o Recife respondeu a essa pré-estreia tem um simbolismo grande, considerando que ela aconteceu justamente no Cineteatro do Parque. O filme trata dos antigos ‘cinemas de rua’. O parque tem esse histórico, essa vocação, e vai, aos poucos, de novo se consolidando como espaço aberto ao audiovisual. Queremos sessões regulares, cabines, estreias e pré-estreias, queremos ver este espaço, tão importante para o Recife, reocupado também pelo público de cinema”, afirma o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.