Até 25 de maio estão abertas as inscrições da 7ª edição do MOV - Festival Internacional de Cinema Universitário - evento que acontece na primeira quinzena de setembro.
Realizadores podem submeter seus filmes por meio do site 'mov-festival.com'. No mesmo endereço é possível, também, verificar detalhes do regulamento da edição.
Com mostras nacionais e internacionais, oficinas e atividades formativas, o festival vai ocupar os cinemas São Luiz, o Cineteatro do Parque e o espaço da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
"Em 2025 foram quase 15 mil pessoas acessando o festival, tanto presencial quanto online. Houve também a formação de mais de 80 alunos em oficinas e workshops. É dessa forma que o MOV busca aproximar a juventude e o público em geral do fazer audiovisual, por vezes distante da realidade da maioria das pessoas", ressalta Vinicius Gouveia, criador e diretor artístico do festival.
Curtas-Metragens
Com o intuito de difundir e exibir curtas realizados por universitários, secundaristas e estudantes de cursos de formação livre em vídeo e audiovisual, o MOV aceita inscrição de filmes com até 25 minutos de duração, e finalizados a partir de junho de 2023.
Vale destacar que é obrigatório que os diretores tenham e pelo menos mais um integrante da equipe estejam - ou tenham estado na ocasião da realização do curta - matriculados em uma das modalidades de ensino.
O MOV
Criado em 2014, o MOV - Festival Internacional de Cinema Universitário, que conta com incentivo do Funcultura, por meio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado, foi pensado como resposta ao aumento na oferta de graduações em audiovisual nas universidades brasileiras.
No decorrer de suas seis edições, o festival se tornou o primeiro evento do gênero no eixo Norte/Nordeste, com projeção internacional e se estabelecendo como uma vitrine forte de difusão e exibição da produção de cinema de novos realizadores.
SERVIÇO
7ª edição do MOV - Festival Internacional de Cinema Universitário
Inscrições abertas até 25 de maio neste link
Informações: @movfestival