“Kairós: Minióperas de Um Tempo Oportuno”, ópera inédita produzida no Recife, estreia no Teatro Hermilo Borba Filho. A curta temporada conta com apresentações de quinta-feira (29) a sábado (31), às 20h, com entrada gratuita.
O espetáculo reúne quatro minióperas de cerca de 20 minutos cada, apresentadas em sequência. São adaptações de contos do italiano Dino Buzzati (1906-1972): “Equivalência”, “Delicadeza”, “Um Caso Assombroso” e “A Almôndega”.
As obras trazem referências ao universo do surrealismo e do teatro do absurdo. Essas características foram mantidas no roteiro operístico, que alude ao cotidiano, visto por meio de uma lente de aumento musical.
O compositor recifense Victor Luiz assina as composições. Já Maria Aída é a diretora musical. A realização é da 25 Produções e Publicidade, com apoio do Sistema de Incentivo à Cultura.
A direção geral da ópera é de Luiz Kleber Queiroz, que também está no elenco. Ele divide a cena com nomes como Anita Ramalho, Lucas Melo, Josie Emanuele, Osvaldo Pacheco, Rodrigo Lins, Vanessa Melo e Virgínia Cavalcanti.
No conjunto de câmera, estão Antônio Barreto (percussão), Gabriel David (violoncelo, Jaderson Tenório (clarinete) e Maria Aída (piano). A direção de arte leva a assinatura de Marcondes Lima.
Serviço:
“Kairós: Minióperas de Um Tempo Oportuno”
De 29 a 31 de agosto, às 19h
No Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife)
Entrada gratuita